65Kg-é possível!

Um ano e dois dias. Hoje é dia 09/09/2014. A última postagem foi dia 07/09/2013. O tempo está passando, mas algumas situações não mudaram. Claro que aqui me refiro especificamente ao meu peso. Atualmente com 84kg. Insistindo em 65kg é possível! Eu acredito. Preciso, contudo, mudar minhas atitudes. Vou escrever no blog diariamente, talvez. Espero que sim, nem que seja poucas linhas. É isso. Atualmente estou com uma alimentação para suprir algumas necessidades nutricionais e funcionais. O objetivo é preparar o organismo para perda de peso. Ou seja, perder peso de forma saudável, sem queimar músculo, perder gordura e manter meus músculos.

07/09/2013
Pegue o seu selo
Havia retirado esta página do meu blog. Motivo: não estava escrevendo diariamente e nem estava cumprindo com minhas metas. Resultado: estou com 87kg. Sendo assim, vou todos os meus recursos. Outro fator que me fez desistir desta página é que nao tem ninguém lendo, logo o fator prestar contas ou ter aquela sensação de fiscalização não funcionaram. Agora eu vou retomar a página e escrever não esperando que alguém leia, etc. Mas será meu diário, meus desabafos, minhas decepções e minhas conquistas. Satisfação a mim mesma do que estou fazendo com meu corpo. Por enquanto não vou publicar. Manterei esta página como rascunho, acesso exclusivo. Talvez se o que escrever ficar legal e, principalmente se esta estratégia me ajudar a manter a disciplina necessária para regular meu peso, eu pense em tornar pública. Então, hoje é dia 07/09 (sábado), 22h44m, estou na casa de minha mãe. Não sinto vontade de dormir, e se aqui tivesse o que comer, eu estaria comendo. Ainda bem que não tem. Estou desanimada. Estou fazendo o que entendo que é preciso fazer. Gostaria de estar apaixonada, motivada, buscando realizações... sei lá! Vou seguir a regra de fazer o que é preciso em relação ao meu corpo. No tempo que eu tiver vou pra academia, no dia que der vou caminhar. mas algum movimento é preciso. Talvez a falta de grana seja um elemento que contribua para este estado geral. Mas não justifica tudo. Sinto que está tudo em desordem. Sei que é a misericórdia de Deus que faz com que os dias se desenvolvam, ou seja, que eu consiga fazer o mínimo necessário. Eu sei que vou conseguir! a) ajudar a minha mãe no processo de envelhecimento; b) concluir o curso de Nutrição; c) conclui meu tempo no TRE; d) aceitar minha amizade, ser mais minha amiga e cuidar melhor de mim. 
Eu tenho todos os elementos para ter satisfação na vida. Mas parece que eu procuro desenvolver algumas coisinhas para nao enfrentar esta realidade, pq ao meu redor eu vejo tantas dores e insatisfações que não me parece justo. Hoje vi uma cena no Raul Gil, Ana Valadão cantando e os cadeirantes ouvindo... ah, Deus como eu peco o tempo todo... eu não entendo, eu sofro, e peco porque nestes pensamentos me ponho em condição de pensar que o Senhor poderia ter feito diferente... mas quem sou eu??? Eu nada sou.! E pior, não tenho coragem de enfrentar estas dores e ser vaso do Senhor que leve bálsamo aos outros. Perdoa, a minha covardia. Por hoje é só. E eu ainda acalento "minha dor do outro" como se fosse grande virtude... "miserável mulher que sou."



15/01/2012
Não desisti! Nesse período de silêncio, eliminei uns 3 a 4kg. Ainda não saí da casa dos 80, mas daqui uns 30 dias acredito que sairei do estado de calamidade e declararei estado de emergência. Neste período estarei na casa dos 70. Minha meta é ficar entre 65 a 66kg. Em dezembro ganhei uma linda agenda de minhas amigas Karine e Andréia. A agenda traz espaço apropriado para controle da alimentação, da atividade física, etc. Vou usá-la bastante!:
Estou retomando minha alimentação: Manhã - um mix de banana com aveia/linhaça/germen de trigo/gergelim. Alternadamente, insiro mais uma das seguintes frutas no mix: ameixa, damasco, pera, manga, morango. Almoço - vegetais e proteína (quantidade moderada). Lanche - uma fruta. Noite - suco de folhas/frutas/legume (feito na centrífuga). Lembrando que beber água é essencial. Saliento que esta é minha experiência e atende a minha necessidade metabólica, ao meu estilo de vida e a minha condição de saúde. 

15/10/2011
Ainda estou em estado de calamidade. Isto só mudará qdo perder uns 10kg, que aí passa a ser um caso de emergência. Não esqueci dos prazos que me dei, dos propósitos que fiz e das atitudes que preciso tomar. Mas com tantas coisas que acontecem na vida as vezes é difícil permanecer no eixo, sua atenção, prioridades, são redirecionadas e, por algum tempo vc precisa estar inteira para vivenciá-las. Mas as situações já passaram e, agora, devo continuar minha caminhada. E parte dela é eliminar 20kg. E para os que não sabiam, começo a estudar Nutrição na UNEB. Assim, mas do que nunca devo primar pela boa alimentação, etc. Eu mesma serei meu objeto de estudo, rsrsrs.
Hoje, eu não sei qual o meu peso, nem minhas medidas. Tomarei as providências, mas acho que não vou publicar... rsrsrsrs

25/09/2011
No dia 18/09 declarei estado de calamidade pública - mais de 85kg!!! Achei uma dieta de emergência e apliquei durante uma semana. Não eliminei muito peso, mas desinchei e me sinto melhor. Vou continuar com medidas radicais e urgentes pois é o que meu estado inspira. Não posso deixar o emocional me tirar de foco, nem forjar justificativas. Eu preciso utilizar os meus botões de programaçao, meu seletor de canal, e como na NET abri e fechar abas para cada aspecto/situação da vida. Cada qual no seu quadrado... então continuo firme no propósito de perder peso e nenhuma outra situação pode servir de desculpa para eu comer, comer, comer...  

18/09/2011
Estava lendo o que publiquei e pasmem porque eu pasmei! O que é a natureza carnal, gente?! Uma semana tão decidida, dois dias depois... agora estou aqui novamente meditando sobre as minhas ações e consciente que preciso de ATITUDE. Vou criar lemas para mim, do tipo: "Só por hoje vou caminhar 30 minutos"  - "Só por hoje não comerei pão" - "Só nesta refeição vou seguir a dieta".  E vou clamar a Jesus! Meu corpo precisa de equilíbrio. E por falar nisso, vou dormir. "Um dia por vez".

11/09/2011
Constância. Este é o nome da virtude que está me faltando. É conhecida também como perseverança. Ainda pode atender por determinação, persistência... E quando a razão não é suficiente pra lhe manter firme no propósito? Eu não posso, nao tenho porquê usar o excesso de peso pra me penintenciar... é isso que eu penso que estou fazendo. Sinceramente. Vou me livrar desse jugo, pois eu já sou livre!

22/08/2011
Eu tinha retirado esta página do blog, pois nada estava funcionando. Hoje, resolvo resgatá-la. Sem promessas, sem pactos, mas com propósito: perder 20 quilos, num período de 6 meses, reduzindo calorias e praticando atividade física. Estamos em agosto, coincidentemente meu prazo é até fevereiro e em março eu completo 45 anos. Este será o presente que darei pra mim. Nao sei exatamente o que vou publicar nesta página... vou deixar acontecer.

27/05/2011
Sexta-feira. Tive uma semana equilibrada. Ainda não consigo a sintonia entre a restrição alimentar a dinâmica da minha vida. Levar almoço, chá para o trabalho... mas é possível fazer isso. Acho que parei de registrar a rotina da alimentação e isto não é bom, estou me escondendo atrás do 'fracassei hoje' 'semana equilibrada' 'tive uma recaída'. Sim, e daí? O que isso quer dizer? O fato hoje é que pela manhã tomei ração humana, no almoço salada... até aí tudo bem, estou de parabéns. Não lancho nada a tarde e só chego em casa lá pelas 21:00 horas. O que preparo para comer? mingau de aveia, acho pouco e como pão com queijo. Poxa!! Não podia ter parado no mingau?!?! 
Algumas coisas aconteceram esta semana. Comecei um tratamento estético e o serviço de saúde do meu trabalho lançou um projeto para combater a obesidade, com acompanhamento de nutricionista. Eu me inscrevi e fui selecionada. Mais um apoio e é bem vindo. Vou para mais um final de semana. Vejamos como vou me comportar!

22/05/2011
Hoje é domingo. Tive uma recaída. Final de semana em casa... comi o que não devia, fiz tudo errado, a minha esperança  é que o chá de amora neutralize os açúcares e eu não tenha tanto prejuízo, mas neste exato momento que digito meu estômago está ruim. É a consequência de uma escolha errada. O organismo já estava em um ritmo diferenciado. Preciso reafirmar minha decisão. Minha garganta está arranhando, estou corizando, necessito conduzir esta reeducação com seriedade, não quero esperar pra ver. Sinto muito, queria passar por esse processo com honra, mas... contudo, não desistirei.

20/05/2011 (sexta)
Dez dias sem carboidratos. Parece até com o slogan do AA, rsrs. Mas é isso mesmo, açucares vicia, o corpo fica dependente, é preciso desintoxicar. Eu não estou muito animada com o resultado, a balança não me anima muito. Mas, estou satisfeita com a minha decisão e, sinceramente, meu corpo está melhor, minha disposição é outra. Isso é bom! O resultado da balança será uma agradável e desejada conseqüência. Porém, mais do que uma decisão de perder peso, confirmo mais uma vez que disciplina e determinação em uma área de sua vida lhe conduz a uma conduta, ou seja, esta determinação abrange sua vida no todo. É assim que tenho me percebido, com disciplina e uma sensação que serei persistente no que me propuser fazer. Diz-se que um abismo chama outro abismo, mas o inverso também procede, uma atitude correta conduz a outra atitude correta.

Minha alimentação continua basicamente igual. Pra semana começo em uma academia em Salvador. Fechei um pacote de massagem e outros procedimentos pelo Groupon, pechincha... dia 25/05 estou indo. Até breve com mais novidades dessa minha odisséia!


17/05/2011
Minhas refeições pela manhã tem sido a mesma. Ao meio-dia como salada crua ou legumes cozidos.  Como previa o cardápio da noite é que está um pouco difícil, mas tenho sido firme em não ingerir carboidratos. Preciso tomar uma atitude: começar a atividade física. A primeira semana é sempre mais difícil, preciso exercitar o corpo, colocar ele pra se mexer, queimar calorias... Me pesar não tem sido muito bom. A balança parece que não quer me ajudar, aí vem aqueles pensamentos de que não vai adiantar, mas eu sei que vai, racionalmente eu sei. Pois é, as emoções, as tais pelas quais não podemos nos deixar dominar! Continuo firme, são 90 dias!



11/05/2011
Comi banana com farelo de aveia pela manhã; meio-dia almocei tabule com carne de cabrito e peixe e salada com fruta; a noite comi maçã e castanha do Pará.





12/05/2011
Pela manhã, banana com farelo de aveia; meio-dia comi berinjela, couve-flor e sardinha (preparado por mim), as 15h lanchei um copo de salada de frutas. À noite comi maçãs e castanha do Pará e meio copo de suco de graviola. Este dia foi bem movimentado. E não foi possível cumprir adequadamente os horários das refeições. A salada de frutas foi um recurso, pois sabia que teria uma tarde longa. Ah! Bebi um copo de café com leite à tarde (16h+-), e só comi as maçãs às 22:00h. Tomei chá de amora durante o dia. 


13/05/2011
Hoje pela manhã me pesei em jejum, já reduzi um quilo!!! Incrível! Sei que por enquanto só estou perdendo líquido, mas este é o começo! Comi minhas bananas com farelo de aveia e tomei meu café com leite, pela manhã. Hoje não deu para preparar o chá e trazer para o trabalho. Estou planejando ir almoçar salada no Shopping Paralela. Fui ao Paralela e almocei a tal da salada no Frend’s. Não tive nada para lanchar a tarde. Preciso evitar isso. Tomei café com leite... Esta salada me inspirou, chegando em casa vou preparar uma... Tem repolho, acelga, pepino... Preciso de tempero, mas tem limão, azeite de oliva... hummmm! Vai ficar uma delícia!!! Acredite! Não ria!!! Preciso beber água, hoje ainda não bebi. A noite comi maçãs e antes de dormir tomei chá de amora.


Ainda não comecei a atividade física.

Dia 10/05/2011
Planejando minhas ações para alcançar o alvo: perder 18kg 

  1. Durante 90 dias não comer carboidratos (da família dos amidos).
  2. Matricular-me na hidroginástica  - 2 vezes por semana
  3. Registrar no blog semanalmente meus avanços
  4. Tomar chá de amora miura
Estou reduzindo gradativamente a ingestão de carboidratos. A dificuldade em cortar de vez é que sempre aparece uma coisinha: dias das mães, colega traz um chocolatinho de NY, etc. Fato que se não fosse esses pequenos deslizes eu já estaria contando meus 90 dias... começo pra valer amanhã dia 11/05/2011 (quarta-feira) e finalizo esta primeira fase em 11/08/2011. Nesse período terei que passar pelo São João, comidas típicas, milho, bolo de aimpim, carimã... hummmm. Porém, não dá para adiar e minha necessidade de perder peso é maior do que minha vontade de saborear estas delícias... e, para minha alegria estas comidas sempre existirão e eu poderei comê-las, rsrsrsrs. Pretendo começar a hidroginástica dia 12/05.

Semana que vem conto como foi o cardápio, se rolou a hidroginástica e, principalmente quantas gramas perdi.


Meu nome é Adailda Martins dos Santos, hoje estou criando mais uma página. Nela registrarei o meu processo de reeducação alimentar. Minhas conquistas, meus fracassos... Meu objetivo com esta atitude? Primeiro, me fortalecer para conquistar o corpo que desejo, pois terei que prestar conta, visto que assumirei publicamente minhas intenções. Segundo, ajudar a quem porventura venha a ler meu blog e esteja lutando com a balança sem obter vitória. Vou tentar ser bem sincera.

Há pessoas que querem perder peso por moda. Ou seja, está no peso saúde, mas a mídia, as pessoas ao redor, todos falam de dieta, de ser magro e aí, lá vão os saudáveis se privando, indo atrás talvez de problemas. A essas eu peço, por favor, ponham a mão na consciência, agradeçam a Deus pelo seu peso, busquem manter o equilíbrio e a saúde e vivam.

Há pessoas que querem perder peso por necessidade, já estão no limiar da obesidade, com problemas de saúde sendo agravados em virtude do excesso de peso, etc.
Há pessoas que precisam perder peso, quero dizer, essas pessoas têm algum problema de saúde e para ter uma melhor qualidade de vida, precisam manter seu peso sobre controle.
Há pessoas que querem perder peso, pois sabem que estão com sobrepeso e que isso em longo prazo só trará prejuízos.

Se você acessou o meu blog e abriu esta página a minha situação é a seguinte: atualmente estou acima do peso. Você já deve conhecer o IMC – Índice de massa corporal, é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. Abaixo algumas orientações sobre IMC. Com base nele afirmo que estou bem acima do peso e daí minha decisão de voltar à reeducação alimentar.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

Calcular IMC requer a aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura. É simples calcular o seu IMC.

Por exemplo, se o seu peso é  80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:

IMC = 80 ÷ 1,802
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
 
Com o resultado do cálculo de IMC, consulte abaixo a tabela da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade para saber como está seu índice:
Resultado
Situação
Abaixo de 17
Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99
Peso normal
Entre 25 e 29,99
Acima do peso
Entre 30 e 34,99
Obesidade I
Entre 35 e 39,99
Obesidade II (severa)
Acima de 40
Obesidade III (mórbida)


Bom, já falei um pouco do meu peso, da minha decisão sobre o assunto. E em relação as motivações das pessoas que querem emagrecer, eu me enquadro em todas elas, QUERO, PRECISO, só não me reconheço em querer emagrecer por moda, nas demais eu me reconheço.
Ainda não tenho o formato desta página, ela será construída a medida dos acontecimentos. Espero que além das minhas impressões e dos meus desabafos, esta página contenha informação útil a quem precisar.
Vou registrar a minha alimentação, os passos que seguirei para atingir meu objetivo. Eu sou responsável pelo cardápio, eu faço o meu programa com base em conhecimentos já adquiridos.
Este não é um espaço de orientação nutricional para quem quer perder peso, é um instrumento pelo qual compartilho a minha experiência e tem a finalidade apenas de motivar àqueles que têm o mesmo objetivo, ok?

1 comentários:

  1. Querida, vc não está só. Assim como vc e tantas outras brasileiras(os) estou lutando contra a balança, faz tempo...Necessito ELIMINAR 15kg para sempre! Ainda não me disciplinei para a reeducação alimentar, mas já estou malhando em uma academia há 4 meses (não gosto, porém preciso muito). Ainda não eliminei nem 1 grama, ainda assim persevero ( tem melhorado bastante o meu condicionamento físico). Uma das minhas inspirações vem da minha irmã que conseguiu eliminar 22kg de novembro para cá. Vou iniciar urgentíssimo a tal reeducação ( de acordo com a nova ortografia é re-educação?). Bjs. Gostei muito do site, viu? Vou te seguir sempre... Sandra

    ResponderExcluir