Bela aos Olhos de Deus

  "É preciso agir de forma certa e evitar tudo o que é inútil".


Belas,
Estou tendo o privilégio de ir à Israel. Desejo conhecer os locais que a irmã Elizabeth menciona no livro e trazer ricas lições para nós. Minha oração é que Deus conduza esta viagem para o propósito dEle e não me deixe ficar perdida procurando o que não preciso. Fico tranquila pois sei que Deus está nesse negócio... rsrsrs. Dai

08 de julho de 2010 - No primeiro capítulo a autora fala de um desafio. O desafio de sermos mulheres bela aos olhos de Deus, tal qual a mulher virtuosa de Provérbios 31. Ela compara o início dessa jornada com a escalada que ela faria à fortaleza natural chamada Masada - em Israel. Imaginem que eu fiquei na expectativa de também realizar este 'passeio'. Me preparei, roupas leves, chapéu, refeição adequada, etc. Qual não foi a surpresa!? Me deparei com um teleférico! Amigas belas, agora começo a pensar que não deve ser tão difícil desenvolvermos o caráter desta bela mulher. Deus deve ter um plano para nos conduzir até este elevado padrão. Portanto, não desanimemos. nem nos desencorajemos. Contudo, a despeito do teleférico, da aparente facilidade, a sensação de estar diante de algo grandioso me faz colocar as 'barbas' de molho, rsrsrsrs.


09 de julho de 2010 - Algumas considerações que tenho a fazer antes de iniciarmos os nossos encontros.

1. O objetivo deste estudo não é preparação para casamento. Antes, é agradarmos ao Senhor com as nossas vidas, buscarmos desenvolver o nosso caráter segundo o padrão estabelecido em Provérbios, conforme a irmã Elizabeth relata no fim do tópico "Convite à beleza".

2. Leiam e releiam o capítulo 1 e peço que reflitam sobre as suas motivações e quais os obstáculos que poderão vir a enfrentar em busca deste alvo, qual fortaleza terão que escalar.

3. Revejam o conceito de beleza que possuem, verifiquem se realmente ele coincide com o conceito de Deus. E, sinceramente, gostaria que respondessem se estão satisfeitas com que os seus olhos contemplam diante do espelho.
4. Vamos memorizar Provérbios 31:10-31

5. Gostaria que adquirissem o livro "A caminhada da mulher com Deus", desenvolvido com base em Gálatas 5:22 (Fruto do Espírito). No nosso encontro conversaremos melhor sobre ele.

Até breve!
Na pag.10 a autora nos dá uma dica do que precisamos fazer para termos algum êxito nessa empreitada: "É preciso agir de forma certa e evitar tudo o que é inútil".


13/05/2011

Este estudo fala de beleza. Antes de continuar ou começar o estudo é preciso deixar claro que o conceito de beleza descrito neste livro, não segue a escala de valores da nossa sociedade, como bem esclarece o título. Convido você a repensar o seu conceito de beleza e, se deseja algo mais para sua vida, algo de eterno valor, então venha comigo pelo estudo deste livro baseado em Provérbios 31 – descrição da bela mulher aos olhos de Deus.

CAPÍTULO 1 – O caráter desta bela mulher

“Mulher virtuosa, quem a achará?”
Andei pesquisando pelo Google e achei esta lista de virtudes:
As principais virtudes listadas por André Comte-Sponville (Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 1997) são:

polidez / fidelidade / prudência / temperança / coragem justiça / generosidade / compaixão / misericórdia / gratidão humildade / simplicidade / tolerância / pureza / doçura / boa-fé / humor / amor

É um exército de virtudes. Na Bíblia, no Antigo testamento, esta palavra refere-se a uma força e é usada para significar apto, capaz, vigoroso, forte, heróico, poderoso, eficiente, opulento e notável. Transporte para o feminino e veja a extrema força que há nesta mulher. É lá que eu quero chegar e você? Para tanto, precisamos cultivar: “Força mental (princípios morais e atitudes) e força física (vigor e eficiência).”

Fiz uma comparação das virtudes listadas acima e das descritas em Provérbios. A mulher virtuosa é:

Pura / Honesta / Diligente / Parcimoniosa / forte no caráter / bondosa / sábia / consagrada (ama a Deus de todo coração)

Interessante, nenhuma destas características se relaciona com o físico. Bom, mas esta pequena lista não é para desanimá-la, é para nos desafiar. Veja que uma lista é maior que a outra. Graças a Deus que o padrão para mim é a Palavra de Deus (a lista é menor, rsrsrs). Então, o que fazer?

Alguns passos iniciais:

1) Cultive o desejo de ser bela
A autora do livro nos propõe pensar numa festa de aniversário de 80 anos. A aniversariante? Você! Exatamente. O que você gostaria de ter realizado na vida no instante em que assoprar as 80 velinhas?

A autora (e eu também) oramos para que a sua resposta indique um desejo sincero de ser uma mulher de caráter, uma mulher que seja bela aos olhos de Deus!

2) Dê tempo ao tempo
“Coisas grandiosas não acontecem do dia para a noite; coisas grandiosas não acontecem por acaso.” Você precisa de:
· Tempo lendo a Palavra de Deus – reserve um período diariamente. Sugiro a leitura de Provérbios, são 31 capítulos, leia um a cada dia (o mês tem também 31 dias)
· Tempo memorizando a Palavra de Deus
· Tempo com outras mulheres – mulheres dispostas a orar e caminhar com você neste desafio.
· Tempo lendo biografias de mulheres consagradas a Deus (no livro a autora dá alguns exemplos)
· Tempo hoje – a vida de 80 anos é construída dia-a-dia. “O amanhã é feito de hoje”.
· Tempo durante a vida inteira.

Este é um resumo do primeiro capítulo. Reflita sobre que decisão tomará para sua vida e não importa o passado, nós podemos mudar nossa história, basta reconhecer Jesus Cristo e sua infinita graça, pedir-lhe ajuda e nos submeter a sua doce voz. Eu renovo o meu desejo de ser esta mulher. Creio que isto é possível, terei paciência comigo, mas estarei comprometida a CULTIVAR O DESEJO DE SER BELA; E DÁ TEMPO AO TEMPO.

Darei um tempo para seguir com segundo capítulo, nos encontramos daqui a um mês. Neste tempo, leia a Palavra diariamente; memorize algum trecho da Bíblia; faça o exercício proposto, imagine-se com 80 anos... escreva algo sobre isso, tome atitudes hoje!
Este pode parecer um desafio inalcançável, mas não desista. Por favor, não pense que esta mulher descrita em Provérbios é um mito, uma figura de linguagem e que nunca você alcançará este padrão de beleza. Lembre-se, temos uma vida para desenvolver esta beleza.
E querendo compartilhar pode postar comentário, você irá descobrir que além de mim tem mais mulheres querendo SER belas, ou se desejar envie e-mail para: daimartins67@gmail.com

QUESTÕES PARA ESTUDO:
  • Procure o significado da palavra virtude e seus derivados.
  • Leia a história de Rute e a de Ester (mulheres virtuosas, segundo a Bíblia)
  • Leia Provérbios 31:10-31 e procure relacionar as virtudes aqui mencionadas (pura, honesta,etc...)
BELA AOS OLHOS DE DEUS

de Elizabeth George

16/06/2011

Vimos no Capítulo 1 que Elizabeth fez uma viagem à Israel, decidida a encontrar elementos que a ajudassem a compreender melhor a beleza da mulher descrita em Provérbios 31, pela mãe do rei Lemuel. Ela fez uma lista dos elementos culturais presentes em Provérbios. No topo da lista estava o item 'jóias', pois a mulher virtuosa é comparada a 'finas jóias', lembram-se? Pois bem, ela não encontrou nada... mas, a irmã Elizabeth chegou a uma conclusão: aqueles eram tempos difíceis, de guerras. Assim, tudo de valioso, inclusive as jóias se foram como despojos de guerra. Ela teve um estalo! A jóia de valor era a mulher, ela trazia vida e minimizava o sofrimento naqueles tempos difíceis. E atualmente? Não vivemos em guerras, mas não temos sofrimento? Não são tempos difíceis para muitos que nos cercam? Problemas, enfermidade, crise econômica... A verdade é que precisamos ser uma jóia cintilante para os que estão ao nosso redor.

Para tanto precisamos:
  • Aperfeiçoar nossas habilidades
        cuidar do lar - ter uma casa limpa e organizada, promovendo uma sensação de bem estar aos que nela habitam e aos que visitam.

        administrar o dinheiro - uma mulher que sabe economizar, que aplica bem o dinheiro e o faz multiplicar. Que sabe ir ao banco, paga contas e entende de aplicações! O desafio é aprender!

        administra o tempo - "...acorda cedo, distribui as tarefas...". Temos 24 horas, peçamos sabedoria para administrar o nosso tempo.

  • Desenvolver estabilidade emocional
         arte de ser tolerante

         domine sua língua

         domine seu temperamento - domínio próprio

Qual a área de sua vida neste capítulo que precisa de maior atenção? Está em dificuldade com as finanças? Precisa aprender algum trabalho manual, culinário? Organizar melhor a casa? Falar menos?

Seja qual for o caso, não estamos sós. Sugiro que copie e memorize a oração que irmã Elizabeth menciona neste capítulo do livro e a faça todas as manhãs, antes de enfrentar os desafios do dia.

Sugestão de estudo: pesquise sobre as jóias mencionadas, pérolas, rubis, diamantes... onde são encontradas, como são formadas e lapidadas, etc.

Bom estudo! Teremos mais um mês para digerir este capítulo. Até julho com capítulo 3.



Um texto de Rubem Alves sobre ostras e pérolas:

Pérola ainda dentro da ostra

Ostras são moluscos, animais sem esqueleto, macias, que são as delícias dos gastrônomos. Podem ser comidas cruas, com pingos de limão, com arroz, paellas, sopas. Sem defesas – são animais mansos – seriam uma presa fácil dos predadores. Para que isso não acontecesse a sua sabedoria as ensinou a fazer casas, conchas duras, dentro das quais vivem. Pois havia num fundo de mar uma colônia de ostras, muitas ostras. Eram ostras felizes. Sabia-se que eram ostra felizes porque de dentro de suas conchas saía uma delicada melodia, música aquática, como se fosse um canto gregoriano, todas cantando a mesma música. Com uma exceção: de uma ostra solitária que fazia um solo solitário. Diferente da alegre música aquática, ela cantava um canto muito triste. As ostra felizes se riam dela e diziam: “Ela não sai da sua depressão...” Não era depressão. Era dor. Pois um grão de areia havia entrado dentro da sua carne e doía, doía, doía. E ela não tinha jeito de se livrar dele, do grão de areia. Mas era possível livrar-se da dor. O seu corpo sabia que, para se livrar da dor que o grão de areia lhe provocava, em virtude de suas aspereza, arestas e pontas, bastava envolvê-lo com uma substância lisa, brilhante e redonda. Assim, enquanto cantava seu canto triste, o seu corpo fazia o seu trabalho – por causa da dor que o grão de areia lhe causava. Um dia passou por ali um pescador com o seu barco. Lançou a sua rede e toda a colônia de ostras, inclusive a sofredora, foi pescada. O pescador se alegrou, levou-as para a sua casa e sua mulher fez uma deliciosa sopa de ostras. Deliciando-se com as ostras de repente seus dentes bateram numa objeto duro que estava dentro da ostra. Ele tomou-o em suas mãos e deu uma gargalhada de felicidade: era uma pérola, uma linda pérola. Apenas a ostra sofredora fizera uma pérola. Ele tomou a pérola e deu-a de presente para a sua esposa. Ela ficou muito feliz...” Ostra feliz não faz pérolas. Isso vale para as ostras e vale para nós, seres humanos. As pessoas que se imaginam felizes simplesmente se dedicam a gozar a vida. E fazem bem. Mas as pessoas que sofrem, elas têm de produzir pérolas para poder viver. Assim é a vida dos artistas, dos educadores, dos profetas. Sofrimento que faz pérola não precisa ser sofrimento físico. Raramente é sofrimento físico. Na maioria das vezes são dores na alma.



BELA AOS OLHOS DE DEUS
de Elizabeth George

Neste tempo, dois meses sem publicar, resolvi rever os capítulos 1 e 2 e antes de continuarmos com o capítulo 3, quero chamar a sua atenção para alguns pontos imprescindíveis para continuarmos no nosso desafio de sermos 'Belas aos olhos de Deus':
  • adequar nosso conceito de beleza ao que está descrito em Provérbios - este é o conceito de Deus, deve ser o nosso também. "Pois que adianta a mulher ser bela aos olhos dos homens e ser desaprovada aos olhos de Deus?" (plágio).
  • desenvolver atividade física e mental para desenvolvermos um caráter virtuoso. Onde e como gasto o meu tempo?
  • aprender a dominar a língua, sugiro que faço um exercício de passar um dia ou meio período sem falar. Depois poste um comentário descrevendo sua experiência.

Capítulo 3 - Uma rocha sólida
Sua Lealdade - "O coração do seu marido confia nela"
Já fiz várias trilhas e posso lhe assegurar que antes de pisar ou me apoiar nas pedras, eu investigava cada uma delas. Tinham que estar firmes, só assim confiaria o meu corpo sobre elas. CONFIANÇA! é disso que trata este capítulo. Como fruto da confiança que a bela mulher semeia, o coração do marido: tem tranquilidade; sente-se encorajado; fortalece a confiança em Deus. O marido pode se apoiar nela. Não sei qual a sua história, talvez já foi machucada. Mas, agora é o momento de querer ser uma mulher segundo o coração de Deus, que não se detém em desculpas, que não se atola em culpas, que não responsabiliza o outro pelas próprias ações, antes segue em frente buscando agradar ao seu Senhor! (permita-me perguntar: quem é o seu Senhor?). Você pode escolher não ser esta mulher , mas como a autora, eu oro para desejar ser esta mulher e espero que esta também seja a sua oração, pois creio que os planos de Deus são melhores que os meus e se este é o padrão de Deus é o que quero pra mim.
Vamos as dicas práticas: Como ser bela
  1. Leve a sério a confiança - peça a Deus que lhe molde e a faça uma pessoa confiável.
  2. Mantenha sua palavra - cumpra o que diz; esteja onde disse que iria; compareça aos compromissos assumidos. Seja uma mulher de palavra!
  3. Obedecer as instruções - Eva desobedeceu as instruções de Deus, conhecemos as consequências. Simplesmente, obedeça. Não altere as instruções. Não argumente.
  4. Se estiver em dúvida, pergunte!
  5. Informe sempre onde você está - se v for solteira não pense que não tem satisfação a dá... eu sou solteira e sei que sempre tem a quem dá satisfação, rsrsrsrs. "Seu marido precisa sempre saber onde você está... isso aumenta a confiança dele em você e no relacionamento entre ambos".
Querida leia na pg. 47 - Um convite à beleza, peça a Deus que lhe dê forças e ânimo e lhe ajude a desenvolver a lealdade em todas as áreas de sua vida. Na pg. 42 a irmã Elizabeth tem uma lista dos itens sobre lealdade. Releia e veja em que área precisa de maior atenção. Deus a abençõe!

Pense nas pedras escolhidas para construir uma pirâmide! Elas aparecem.
A pedra angular não fica na superfície, ela sedimenta uma grande construção!
  


 

2 comentários: